sábado, 17 de julho de 2010

Quase 5 mil veículos atravessam as pontes do Matiel

A Prefeitura de Pareci Novo, em parceria com São Sebastião do Caí e Harmonia, realizou a contagem de veículos (caminhões e automóveis) que trafegam diariamente junto às pontes do Matiel, na divisa entre os três municípios. O levantamento iniciou já na sexta-feira da semana passada, dia 9, às 4 horas da madrugada. Mas foi interrompido em torno de 13 horas em razão das fortes chuvas. Já na última quinta-feira, dia 15, a contagem foi retomada às 13 horas e prosseguiu até às 22 horas.
No total, durante 16 horas, foi contabilizada a passagem de 3.707 veículos, sendo 2430 automóveis e 1277 caminhões. "Dentro destas perspectivas acreditamos que aproximadamente cinco mil veículos ao dia cruzam as pontes", calcula o presidente da comissão pró-asfalto e ponte, Roque Colling, chefe de gabinete da Prefeitura de Pareci Novo. Ele acredita que na parte da noite, nas oito horas restantes, circulem pelo menos mil veículos. E lembra que na primeira contagem, em razão da chuva forte, o tráfego foi menos intenso.
Roque, que participou da contagem juntamente com o ex-prefeito Jorge Höerlle, a pedido do prefeito Oregino Francisco, explica que o levantamento será encaminhado ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), em Porto Alegre. Também já foram realizadas reuniões com o Daer, onde foi proposto inicialmente a colocação de sinalização e até de uma balança móvel para limitar o tráfego de caminhões pesados.
Segundo Roque, já foi assinado um protocolo de intenções entre as três prefeituras e o Daer, para buscar alternativas de uma ligação entre os municípios e a elaboração de um projeto. Colling tem um dossiê sobre toda a história do asfaltamento da RS 124, inaugurado neste ano, lembrando que conforme levantamentos em 1944 passavam em média 700 veículos ao dia, subindo para 1300 em 1996, dois mil em 2003 e agora já pode superar os cinco mil. Existe a preocupação também com o próprio asfalto novo, além da resistência das três pontes estreitas do Matiel, onde já acontecem congestionamentos.
Entre as alternativas já apresentadas ao Daer está à construção de uma nova ponte sobre o rio Caí, podendo ser numa ligação entre o Matiel e o trevo da RS 122 perto da UCS ou entre Harmonia e o bairro Rio Branco (Caí). Já na última semana o prefeito Darci Lauermann, de São Sebastião do Caí, pediu o asfaltamento da estrada de Pareci Velho, num trecho de 8,9 quilômetros entre a RS 240 em Capela de Santana e o campus da UCS no Lajeadinho, como forma de desviar o trânsito e diminuir o movimento nas pontes e no centro do Caí, onde os caminhões pesados vem causando danos na pavimentação e até rachaduras nas casas, além do risco de atropelamentos e acidentes.
(ACOM Prefeitura de Pareci Novo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário