terça-feira, 31 de agosto de 2010

Oregino quer aplicar experiências européias no Vale do Caí

Oregino Francisco destaca a navegação como
um exemplo a ser aproveitado no Vale do Caí
Durante dezenove dias de viagem pelo continente europeu, o prefeito de Pareci Novo, Oregino José Francisco, aproveitou não só para passear e visitar pontos turísticos, mas também adquirir novos conhecimentos e principalmente tecnologias e novidades que podem ser implantadas no Vale do Caí. Numa avaliação geral, o prefeito destaca a organização, trabalho coletivo e consorciado dos europeus, além do capricho nos jardins e respeito ao meio ambiente. Também enfatiza a qualidade das estradas, onde o código de trânsito é respeitado e são poucos os acidentes, a grande utilização do transporte coletivo através de bondes e trens, o turismo, o desenvolvimento e o apoio à agricultura. Mas também chamou a atenção a crise financeira na Europa, que considera em decadência. Citou como exemplo Veneza, na Italia, que recebe cerca de 56 mil turistas ao dia. "É uma sujeira vergonhosa. Uma decepção", lamenta.




O que chamou a atenção de Oregino foi o grande aproveitamento do transporte fluvial, principalmente através de rios, o que barateia os custos e incentiva o turismo. É justamente o que pretende alavancar no Vale do Caí. Também conheceu biodigestores, com tecnologia bastante avançada. Em conversa com o prefeito da cidade de Rheinböhen, Franz Josef Lauer, buscou informações sobre biodigestor e aproveitamento do turismo rural, além de tratamento de esgoto de maneira ecológica. Foi informado ainda sobre os subsídios que os agricultores recebem do Governo.



O roteiro de viagem incluiu os países da França, Alemanha, Áustria, Suiça, Liechtenstein, Mônaco, Luxemburgo de Itália. O roteiro foi planejado em conjunto com o ex-prefeito de Maratá, Miguel Haupenthal, que organiza excursões para a Europa. Miguel avisa aos interessados que uma nova viagem está programada para maio do próximo ano. Oregino, que reassume o cargo de prefeito nesta quarta-feira, elogia o vice-prefeito Valdir Braga, o qual deu seqüência aos trabalhos que vinham sendo realizados. Francisco lembra as pavimentações de ruas e estradas, as duas frentes de trabalho na Transcitrus, escola São Francisco de Assis, projeto de restauração do antigo seminário e ampliação do posto de saúde, melhorias nas estradas. "Vamos buscar agilizar as obras", frisou. E na próxima semana espera anunciar a atração de uma grande empresa, que já adquiriu área para se instalar. "Dará impulso ao nosso desenvolvimento", aposta. (ACOM Prefeitura de Pareci Novo)

falasefatos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário