sábado, 27 de fevereiro de 2010

Município terá Parques Lineares

Durante reunião do Consórcio Intermunicipal Vale do Caí (CIS/Caí), na última quinta-feira (25/02), no Centro de Eventos da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI) de Montenegro e Pareci Novo, foi apresentado o projeto da empresa Foco Ambiental. De acordo com o comandante do 3º Pelotão Ambiental (Patram) da Brigada Militar, tenente Reinaldo Ferreira de Araújo (direita na foto), o Ministério Público (Promotoria de Justiça) iniciou um trabalho sobre o tema, sendo então apresentado o modelo dos Parques Lineares.

A convite do prefeito Oregino José Francisco, foi elaborado um plano piloto para Pareci Novo. “É um início de trabalho”, destaca, lembrando que em março, durante um encontro, o projeto será apresentado aos promotores de justiça. O tenente lamenta a devastação que vem ocorrendo das margens do rio Caí, principalmente pelo desmatamento e ocupação das regiões de várzea, além do assoreamento e dos dejetos largados. “É o momento de buscarmos a recuperação”, entende. O diretor de Projetos da empresa Foco Ambiental, médico veterinário Eduardo Alves (esquerda na foto), informou que já está em andamento um pré-diagnóstico da região. Ainda serão feitos levantamentos, como sobrevoando a bacia hidrográfica e percorrendo todo o trecho de barco. “É um estudo para aplicação das leis, incluindo planos de ação da bacia hidrográfica do rio Caí”, explica.

O trabalho, segundo Eduardo, inicia com a recuperação das margens (mata ciliar), através do plantio de mudas e disciplinando o uso do solo. Eduardo explica que deverão ser criadas unidades de conservação em Montenegro e Parques Lineares urbanos em Pareci Novo. Entre as medidas estão à proteção de mananciais, desassoreamento e recuperação das margens. Para Eduardo, o aumento das enchentes já é resultado da ocupação das regiões de várzea e da devastação das margens do rio. Por isso o trabalho ganha ainda mais em importância. O prefeito Oregino Francisco destaca que outros projetos, relativos ao meio ambiente, também já foram encaminhados ou serão enviados para Brasília, como do Biodigestor, tratamento de esgoto cloacal, contenção das cheias, revitalização da navegabilidade e instalação de aterro sanitário e usina de reciclagem de lixo.

Crédito: ACOM Prefeitura de Pareci Novo    voltar

Nenhum comentário:

Postar um comentário