quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Consórcio busca recursos para novo bloco cirúrgico no Hospital Montenegro

Depois da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a qual já foi totalmente reformada e ampliada, o Hospital Montenegro (HM) deve receber outro investimento num setor bastante importante: o bloco cirúrgico.


Em 2007, o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS-Caí) encaminhou um projeto, junto a bancada de deputados federais gaúchos, para obter recursos para o Hospital Montenegro. Foi a primeira emenda de bancada para saúde aprovada na região, com recursos na ordem de R$ 600 mil do Governo Federal, junto ao Ministério da Saúde. O valor chegou a ser empenhado, mas por falta de documentação e adequações no projeto o dinheiro ainda não foi liberado.

Conforme o presidente do CIS-Caí, o prefeito de Pareci Novo, Oregino José Francisco, devido aos prazos, os recursos estavam praticamente perdidos. Ele lamentou a demora no envio da documentação e adequações, por parte da antiga direção do Hospital, para o Ministério da Saúde. Com o afastamento do antigo superintendente e a posse de uma nova gestão, Oregino retomou os contatos. Juntamente com a secretária municipal de planejamento e desenvolvimento econômico de Pareci Novo, Kellen Mattos de Almeida, esteve em Brasília e em Porto Alegre, mantendo contatos com autoridades, técnicos e engenheiros para providenciar os ajustes necessários no projeto e o novo plano de trabalho. É que o projeto anterior incluía ainda recursos para a UTI, a qual já foi reformada.

As adequações foram realizadas e o projeto refeito, agora incluindo a solicitação de R$ 505 mil para a ampliação e melhoria do espaço físico do bloco cirúrgico do Hospital Montenegro. Conforme Oregino, a expectativa é de que até o final deste ano o recurso seja liberado para a realização das obras. Ele ressalta a importância de melhorar a estrutura do HM, que atende pacientes de toda a região. Por isso existe uma proposta dos prefeitos no sentido de fortalecer a casa de saúde para que passe a receber recursos como hospital regional, com mais especialidades e atendimentos. Isso inclusive foi tratado no dia 30 de setembro, na reunião dos prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (AMVARC), realizada na UCS, do Caí.

O superintendente interino do Hospital Montenegro, Carlos Aguiar, destaca a importância destes novos recursos. Ele cita que o atual bloco cirúrgico é muito antigo e que a demanda de cirurgias é grande, entre 110 e 130 ao mês, incluindo partos e vários outros procedimentos de pequena e média complexidade. A idéia é instalar um novo bloco cirúrgico no quarto andar da parte mais nova do hospital, que atualmente está desocupado. Isso vai proporcionar um melhor atendimento e também aumentar o número de atendimentos.
(ACOM Prefeitura de Pareci Novo)

falasefatos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário