quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Prefeito de Pareci luta por instalação de UPA

O prefeito Oregino José Francisco, em viagem para Brasília nesta semana, manteve contatos no Ministério da Saúde para a instalação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Pareci Novo. "Vamos nos credenciar para receber uma UPA", diz. Para o prefeito, a unidade seria muito importante para ampliar e qualificar ainda mais o atendimento. Poderia ser instalada junto ao atual Posto de Saúde da sede, o qual foi recentemente ampliado e nos fundos está em construção um posto de Estratégia de Saúde da Família (ESF), também com recursos federais. Com todo este complexo, Pareci já teria a estrutura de um mini-hospital, diminuindo os encaminhamentos para outras cidades, o que gera mais conforto e qualidade de vida.


O secretário municipal da saúde Rafael Riffel destaca a importância de uma UPA, a qual conta com atendimento 24 horas, com médicos e enfermeiros de plantão inclusive em finais de semana e feriados. Atualmente a Prefeitura do Pareci tem convênio com o Hospital Montenegro (HM), para onde são encaminhados pacientes após o horário de funcionamento dos postos de saúde. Com uma UPA, os pacientes poderão ser atendidos no Pareci e só os casos mais graves serão levados para o hospital. Rafael cita que estão também sendo mantidas negociações para o Pareci ser atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que atualmente tem uma base no Hospital Montenegro. As ambulâncias do Samu atendem a casos de urgência e emergência através do telefone 192. Sobre o novo ESF, que está em construção nos fundos do posto da sede, Rafael diz que as obras estão em andamento, com previsão de conclusão em três meses. O prédio terá 179 m² e investimento de R$ 268 mil do Governo Federal e do Município.

UPA

Conforme o Ministério da Saúde, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (posto) e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências.

As UPAs proporcionam maior agilidade e eficiência no atendimento. Elas são classificadas em três diferentes portes, de acordo com a população da região a ser coberta, a capacidade instalada (área física, número de leitos disponíveis, recursos humanos e capacidade diária de atendimentos médicos) e para cada porte foi instituído incentivo financeiro de investimento para implantação das mesmas, além de despesas de custeio mensal.

No Vale do Caí já está em construção uma UPA em Bom Princípio. Havia previsão também de uma UPA regional em Montenegro, mas não foi confirmada.
(ACOM Prefeitura de Pareci Novo)

falasefatos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário