quarta-feira, 19 de maio de 2010

Agricultura cresceu 400% em Pareci Novo

O segredo para Pareci Novo ser o município que mais cresce na arrecadação de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) na Região (tabela em anexo) está nos investimentos na agricultura. A revelação é do prefeito Oregino José Francisco. “A agricultura está salvando a economia do Vale do Caí”, afirma, informando que em 2004 o setor primário produziu o equivalente a R$ 12 milhões (bruto) e hoje já supera os 41 milhões de reais. “É um crescimento de 400 por cento”, comemora.


Além das flores, mudas e frutas cítricas, a Prefeitura investiu na construção de aviários e pocilgas. “Não há sonegação e o retorno é maior do que de uma empresa”, declara o prefeito.

No primeiro quadrimestre deste ano (janeiro a abril), Pareci Novo cresceu 29,96%, no retorno de ICMS, passando de R$ 573.106,67 para 744.818,29 reais. É o maior crescimento do Vale do Caí e um dos maiores do Estado. Oregino destaca os investimentos em infra-estrutura, como ampliação de redes de água e eletrificação trifásica, além das melhorias nas estradas e o próprio asfaltamento da RS 124 e da Transcitrus. E também programas de incentivo para os agricultores utilizarem o talão do produtor e os consumidores pedirem nota fiscal, como Paguei Quero Nota, com o sorteio de prêmios como duas motos e outros, além de bônus para a troca por insumos agrícolas.

Além da agricultura, o prefeito frisa que negocia a atração de uma grande indústria e algumas empresas. Para isso foi adquirida uma área de dois hectares que será dividida em lotes e oferecida para a instalação de empresas através de licitação. E o município também conta com duas incubadoras industriais, uma junto ao Ginásio Municipal e outra no prédio de uma antiga beneficiadora de frutas. “Vamos crescer ainda mais”, aposta Oregino Francisco, bastante otimista.

(ACOM Prefeitura de Pareci Novo)

falasefatos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário