terça-feira, 25 de maio de 2010

Reunião discute nova ligação entre Pareci Novo e São Sebastião do Caí

O trânsito intenso, principalmente de caminhões pesados, pelas três pontes estreitas do Matiel - na divisa entre Pareci Novo e São Sebastião do Caí, foi à pauta de uma reunião na manhã desta terça-feira, dia 25. O encontro, que teve a presença de prefeitos e lideranças da região e de duas engenheiras da equipe técnica do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), aconteceu na Prefeitura do Caí. Na ocasião, foram analisadas vias alternativas para desviar o trânsito de veículos entre a RS 124 e a RS 122, que atualmente passa pelo centro do Caí, causando transtornos, danos nas ruas e preocupação com a segurança da comunidade.


"Foi resolvido um problema, mas se criou um outro gravíssimo", declarou o prefeito do Caí, Darci Lauermann. Ele citou que as ruas da cidade estão esburacadas e sendo destruídas pelos caminhões que agora utilizam o novo asfalto da RS 124 para chegar na RS 122, desviando do pedágio de Rincão do Cascalho (Portão). "O Caí não dispõe de recursos para repavimentar as ruas", afirmou, pedindo auxílio ao Daer. Lauermann chegou a citar o caso do motorista de um caminhão bitrem, com duas carrocerias, que no domingo retrasado estava perdido pelo centro do Caí. O prefeito de Pareci Novo, Oregino Francisco, diz que quando se dirigia ao Caí chegou a contar oito bitrens trafegando pela rodovia. Ele teme que o novo asfalto da RS 124 e as pontes do Matiel não suportem tanto volume de peso.

ALTERNATIVAS

As engenheiras do Daer, Bibiana Cardoso Fogaça e Alessandra Ribeiro da Silva, da Superintendência de Estudos e Projetos (SEP), analisaram algumas propostas apresentadas na reunião.

O prefeito de Harmonia, Sílvio Specht, já havia sugerido anteriormente uma ligação entre a RS 124 e o bairro Rio Branco, pelo lado norte do Caí. Para o presidente da comissão Pró-asfalto e agora Pró-ponte, Roque Colling, essa via cortaria o bairro Rio Branco ao meio e ocasionaria o mesmo problema por estar numa área em expansão urbana. Já a outra alternativa, proposta por Darci e Oregino, liga as duas rodovias pelo lado sul, desviando da zona urbana e ligando diretamente no trevo com o novo traçado da RS 122. Pelo levantamento, o trecho teria uma extensão de 3,25 quilômetros e uma ponte de aproximadamente 125 metros sobre o rio Caí. Esta, no entender das engenheiras, seria uma alternativa mais viável, mas não descartou outras. Para isso será feito um estudo técnico por parte do Daer, visando a elaboração do projeto e a posterior execução da obra.

Também deve ser estudada a possibilidade de abrir uma estrada entre as pontes do Matiel e a rua Osvaldo Aranha, na Vila Rica. Esta seria uma obra mais rápida e acessível, mas as engenheiras entendem que não solucionaria o problema, servindo apenas como um palhativo.

Conforme Alessandra, quando foi feito o asfalto do Pareci não estava previsto este trânsito pesado. "Os carros não causam danos, mas sim os caminhões", explicou. "A solução tem que ser imediata", frisou o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (Amvarc), o prefeito de Capela de Santana Wilson Capaverde. Com a experiência de 36 anos no Daer, ele defendeu a instalação de uma balança, como já existe em Bom Princípio, para limitar o trânsito pesado sobre as pontes. As engenheiras do Daer informaram que seria possível instalar uma balança móvel, o que já tem ocorrido em algumas rodovias do Estado, até a construção da nova ligação asfáltica. A balança impediria a passagem de caminhões pesados pelas pontes do Matiel e consequentemente também pelo centro do Caí, reduzindo os transtornos.

A primeira providência deverá ser a colocação de sinalização restringindo o trânsito pesado de caminhões nas pontes e no centro do Caí. A fiscalização também deve ser intensificada. Motoristas que não cumprirem a determinação poderão ser multados. A balança móvel facilitaria a fiscalização. Enquanto isso, o Daer vai elaborar o projeto, mas não há previsão de quando iniciará a construção da nova via. O Daer também deve realizar uma nova avaliação técnicas das pontes do Matiel, que já estão bastante danificadas, principalmente com buracos e degraus. O objetivo será verificar o peso que a estrutura suporta.

Darci ainda pediu que o Daer auxilie em melhorias na pavimentação asfáltica das ruas João Pereira, Coronel Guimarães e Sete de Setembro, onde o trânsito de caminhões tem sido mais intenso. Ele lembrou que os moradores estão revoltados com os buracos e não descartam a realização de um protesto.

Nesta quarta-feira, dia 26, Roque Colling vai se reunir com a equipe técnica do Daer, em Porto Alegre, para elaborar um protocolo de intenções entre o departamento e os municípios da região, o qual deve ser assinado nos próximos dias.

(ACOM Prefeitura de Pareci Novo)

falasefatos.com.br

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