sexta-feira, 5 de março de 2010

Transcitrus pode chegar na Rota do Sol

A Transcitrus já serve de ligação entre os Vale do Caí e Taquari. Mas em breve poderá também estar interligada com a Serra Gaúcha.


Em duas palestras proferidas pelo presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Caí (CIS-Caí), o prefeito de Pareci Novo Oregino Francisco, nesta quinta-feira, dia 4, vários prefeitos e lideranças da região serrana demonstraram grande interesse pelo projeto, considerado pioneiro no país.

A primeira reunião aconteceu na Câmara de Indústria e Comércio (CIC) de Garibaldi, reunindo prefeitos, vice-prefeitos, secretários, empresários e lideranças de vinte municípios da Serra Gaúcha. O prefeito de Garibaldi, Cirano Cisilotto, destacou a importância do consórcio do Vale do Caí, através do qual os municípios se uniram e tem obtido recursos para projetos como da Transcitrus. Oregino Francisco lebrou que o CIS-Caí iniciou com a saúde e tornou-se multifuncional, lembrando não só da Transcitrus, mas das câmeras de videomonitoramento, tratamento de esgoto, biodigestor, aterro sanitário, Mais Cultura, Hospital Montenegro e outros projetos. Ele inclusive defendeu uma parceria entre o Vale do Caí e a Serra, para juntos atraírem turistas, como para a Copa do Mundo de 2014.

A secretária de planejamento de Pareci Novo e coordenadora do projeto Transcitrus lembrou o sucesso do projeto, que inclusive terá um espaçono próximo Salão do Turismo, em São Paulo, no mês de maio. Já o consórcio, que virou referência no país, terá seu trabalho apresentado na Marcha dos Prefeitos, em Brasília, em maio, através de convite da Confederação Nacional dos Municípios.

Já Agenor Rigon, diretor executivo do CIS-Caí, lembrou que o consórcio iniciou com doze municípios e hoje já são 22 cidades. Na área da saúde, enfatisou que as compras coletivas, principalmente de medicamentos, exames e consultas especializadas, chegam a representar uma economia de mais de 50%. "Agora vamos comprar até pneus", afirmou. E o departamento jurídico do CIS-Caí passou orientações quanto a forma de constituir um consórcio, o que atraiu grande interesse dos prefeitos e lideranças.

ROTA DO SOL

No final da tarde, Oregino, Kellen e a coordenadora das câmaras setoriais do CIS-Caí participaram de nova reunião, desta vez na Prefeitura de Westfália, no Vale do Taquari, também com a participação de prefeitos, secretários e vereadores. Os municípios mostraram grande interesse em estender a Transcitrus até a Rota do Sol, numa ligação com cidades como Caxias do Sul e Garibaldi, encurtando inclusive a distância com o litoral. Com isso, encurtaria também a distância até o litoral. E poderia incluir roteiros turísticos da Serra, como Rota Germânica, Delícias da Colônia, Rota Romântica e demais, incentivando o turismo, facilitando o escoamento da produção e atraindo mais investimentos.

No encontro estava presente o deputado federal Pepe Vargas (PT), presidente da Comissão de Finanças do Congresso Nacional, que defendeu a continuação da Transcitrus até a Serra, integrando com o Vale do Caí e formando uma grande região. "Esta proposta terá uma grande aceitação no Governo Federal", aposta, acreditando na liberação de mais recursos. "A Transcitrus já tem um trabalho reconhecido", disse Pepe, entendendo que a extensão da Rodovia Caminho dos Vales poderá potencializar toda a região. E se colocou à disposição para marcar uma nova audiência com o ministro do turismo Luiz Barretto, para encaminhar um novo projeto. Mais municípios, Teutônia e Westfália, manifestaram interesse em integrarem o projeto Transcitrus.

Um novo mapa, com a ampliação da Transcitrus, está sendo elaborado. Conforme Kellen, ele deverá incluir as ligações com a RS 470, RS 419 e RS 453 (Rota do Sol), além da BR 386 (Tabaí/Canoas) com a BR 116. Além disso, Salvador do Sul deve passar a integrar a Transcitrus, aproveitando seu grande potencial turístico, com ótimo hotel e pontos turísticos como o antigo seminário jesuíta e o túnel da Linha Bonita. Uma reunião já foi realizada sobre isso no Ministério do Turismo, em Brasília, com a presença do diretor executivo do Ministério, Roberto Bortolotto. Lideranças salvadorenses aproveitaram para pedir uma ligação asfáltica com Poço das Antas.

Uma reunião, com a presença de representantes dos municípios integrantes da Transcitrus, irá acontecer na próxima quarta-feira, dia 10, às 18 horas, na sede do CIS-Caí, em Montenegro, para tratar da roterização, onde os municípios devem informar seus pontos turísticos e potenciais econômicos, para ser encaminhado ao projeto que irá para o Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário