quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Pareci Novo recebe Mamamóvel

A cidade de Pereci Novo recebe o Mamamóvel – Unidade Móvel do IMAMA (Instituto da Mama do RS), entre os dias 6 e 9 de dezembro. O objetivo da ação é facilitar o acesso das mulheres do município à mamografia, principal exame para a detecção precoce do câncer de mama – a doença pode ser curável em até 95% dos casos, se descoberta cedo. A unidade móvel, que ficará localizada na Avenida das Flores, 65, junto ao Posto de Saúde do Município, atenderá mulheres no horário da manhã, a partir das 8h, e no período da tarde, a partir das 13h. Conforme o secretário municipal de saúde de Pareci Novo, Rafael Riffel, as mulheres beneficiadas já estão cadastradas, através de encaminhamento médico.
O Mamamóvel é um caminhão que percorre os municípios gaúchos, equipado com mamógrafo, processador de exames e consultório, além de uma equipe composta por técnico de radiologia, motorista, coordenador do programa e por voluntários capacitados pelo IMAMA para auxiliarem nas atividades.
Serão realizadas 160 mamografias, além de oficinas de conscientização sobre saúde da mama. A ação é uma parceria entre a IMAMA e a Secretaria da Saúde do Estado.
Números da doença – No Brasil, a cada 100 mil mulheres, há uma média de 49 casos da doença. Assim como nos demais países em desenvolvimento, a sobrevida média após cinco anos é de 57%. Na população mundial, é de 61%, enquanto nos países desenvolvidos aumenta para 73%. A diferença se dá, em especial, pelo investimento continuado dos países desenvolvidos em programas nacionais de detecção precoce do câncer de mama.
Só em 2009, mais de 1,5 milhão de mulheres foram acometidas por câncer de mama no mundo. Em Porto Alegre , a doença é a primeira causa de óbito nas mulheres em idade fértil e a segunda em todas as faixas etárias. Neste ano de 2010, devem surgir 1040 novos casos na capital dos gaúchos, de acordo com dados do INCA – Instituto Nacional de Câncer.
Conforme informações da ONG americana Susan G. Komen for the Cure, a cada 24 segundos é diagnosticado um caso de câncer de mama no mundo. A cada 68 segundos, uma mulher morre devido a esta doença. Mais da metade dos casos acontece em países em desenvolvimento. Segundo o INCA, o câncer de mama é a maior causa de óbitos por câncer na população feminina, principalmente na faixa etária entre 40 e 69 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário